OFF THE WALL - O Verdadeiro Lar dos Fãs de Michael Jackson!
Não esta conseguindo vizualizar todos os topico? Se cadastre, é bem rapido e venha fazer parte da FAMILIA OFF THE WALL!

Participe do fórum, é rápido e fácil

OFF THE WALL - O Verdadeiro Lar dos Fãs de Michael Jackson!
Não esta conseguindo vizualizar todos os topico? Se cadastre, é bem rapido e venha fazer parte da FAMILIA OFF THE WALL!
OFF THE WALL - O Verdadeiro Lar dos Fãs de Michael Jackson!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

This Is It - O Filme

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1This Is It - O Filme Empty This Is It - O Filme Seg Mar 26, 2012 7:20 pm

Dii

Dii

This Is It - O Filme 24zaz9l
A análise que será postada a seguir é parte integrante do livro acima citado.


Sinopse do Livro:

O livro não é mais uma biografia de Michael Jackson, e sim um estudo psicológico e transcendental do homem, do pai, do amigo, do filantropo, do ecologista; o homem que enfrentava governos e empresários em favor dos menos favorecidos, o homem que entrou para o Livro dos Recordes por manter sozinho o maior número de instituições de caridade em todo mundo, o homem duramente injustiçado e julgado, respondendo por crimes que não cometeu, conforme atestam os arquivos do FBI aqui revelados. Trata-se, principalmente, de um estudo sobre a simbologia dos mistérios e enigmas desse ser ímpar e impactante. As roupas e enfeites que Michael usava não são apenas figurinos artísticos, mas são símbolos importantíssimos e intrigantes; tanto quanto misteriosos e simbólicos são os curtametragens que revolucionaram o mundo do vídeo-clipe. Há toda uma história por trás da estória que o mundo conheceu até hoje sobre essa lenda chamada Michael Jackson.

2This Is It - O Filme Empty Re: This Is It - O Filme Seg Mar 26, 2012 7:21 pm

Dii

Dii

A análise do filme THIS IS IT,foi feita por uma fã de Portugal, de nome Ana Garcia.


Ao término da postagem, colocarei os links que dão acesso ao texto e do livro.


Prontos para a análise? Vamos lá!!!!!!!!!!
l

3This Is It - O Filme Empty Re: This Is It - O Filme Seg Mar 26, 2012 7:24 pm

Dii

Dii

O filme começa com uma pequena introdução, uma explicação, não é? Para quem não se lembra, eles dizem que as cenas que o filme mostra são cenas dos ensaios que ocorreram entre Março e Junho, antes dos concertos em Londres e que se destinavam aos arquivos de MJ. É referido ainda que as imagens foram autorizadas pela família.

Reparem, amados que em nenhum momento eles se referem à morte de MJ. Pelo texto, sub entende-se que os concertos não se realizaram por algum motivo, mas nunca em momento algum é-nos explicado o porquê do cancelamento...

Nesse tipo de filme, e no caso de ter falecido o membro mais importante e fundamental dos concertos, seria normal que em algum momento, aparecesse uma frase do tipo “ Em memória de Michael Jackson “ ou “ Em memória do Rei da POP “... Viram isso em algum momento do filme amores? Pois é, NÃO VIRAM! Apenas se diz que o filme é feito para os fãs e para as audiências do mundo... Puxa, o membro fundamental disso tudo supostamente falece e eles nem dedicam o filme também à sua memória?! Afinal ele deu o litro naqueles ensaios, foi ele que esgotou os concertos, que fez história, que conviveu pessoalmente com o produtor do filme... E nem um “ Em memória de Michael Jackson “ aparece?! Pelo amor de Deus! Olha, eu não sou pessoa para criticar o trabalho dos outros, não sou mesmo, mas isso parece-me uma falta ou esquecimento grave!

Depois desta explicação ou introdução, segue-se algumas considerações e comentários dos bailarinos. Essas cenas foram gravadas a 15 de Abril de 2009, não se sabe se foram gravadas antes ou depois de os bailarinos e outros terem sido escolhidos, eu explico porquê: é que se há uns que referem que já estão muito contentes pela oportunidade, outros há que falam como se já tivessem sido escolhidos; já falam que vai ser bom pisar o palco, que vai ser bom ensaiar com MJ e que vai ser bom fazer os concertos...Que disparidade de declarações!


Eu sei que as pessoas têm de ser positivas, mas não me parece prudente meter a carroça à frente dos bois! Mas estas reacções são naturais, eles estão muito entusiasmados e demonstram o quanto é importante eles estarem ali, o quanto é importante essa oportunidade e o quanto estão felizes! No lugar deles quem não estaria?

E mais uma vez é referido que o filme é para os fãs... Para quê enfatizar isso outra vez? Afinal isso já tinha sido mencionado na introdução ao filme...Repetitivo...A menos que isso seja de extrema importância...

E finalmente começa o filme propriamente dito. O espectáculo começaria com as luzes apagadas...Depois começaria uma chuva de explosões, estrelinhas, enfim, um show de pirotecnia. Em seguida apareceriam imagens de algumas das figuras que ficaram para a história da humanidade como por exemplo, Madre Teresa de Calcutá, a princesa Diana e, claro, Michael Jackson! Rsrsrs As pessoas que aparecem, são sobretudo pessoas ligadas a acontecimentos e causas humanitárias. Michael fez história na música. Há até uma canção de uma banda portuguesa que diz “ rei da pop criou por nós “. Isto por que ele criou novos passos de dança, tem um estilo único de cantar, de fazer shows...Eu até costumo dizer que se um espectáculo não for feito para ser um acontecimento em grande, não é com certeza um espectáculo de Michael Jackson!

Porém, não é só na música que MJ se destaca. Ele preocupa-se com o planeta, com a pobreza no mundo, com o sofrimento das crianças...Confesso que este facto foi a primeira razão, pela qual me tornei uma fã. MJ não é só um grande artista. É também um grande humanitário, sempre pronto a ajudar os outros, a lutar por grandes causas, pronto a amenizar o sofrimento daqueles que necessitam! Não é indiferente ao mundo que o rodeia. Ele dá o exemplo, passa a mensagem, denuncia as injustiças através da sua música... Talvez seja por isso que também foi perseguido de certa forma, achincalhado em praça pública, acusado de pedófilo, de aberração, de excêntrico...Porque convém a muita gente que haja pessoas que explorem os artistas, que existam guerras, que exista escravidão, que haja pobreza...Michael recusa-se a ser mais um número, mais um artista, mais um entre muitos que se subjugam, calam e aceitam as regras depravantes que continuam a existir em pleno século XXI.

O que se sucederia às imagens sequenciais seria o Homem-Luz. A Humanidade, em geral, guia-se e virou-se sempre para um sol que é maior do que nós. Nós acreditamos nessa luz que o sol transmite e esforçamo-nos por ser como esse sol, reflectindo a sua luz e vivendo em função dela. Essa luz maior, que é o nosso sol, é chamada de muitas coisas. Uns chamam-lhe Eu Superior, outros chamam-lhe Causa Maior, outros ainda chamam-lhe Anjo da Guarda, mas a maioria de nós chama essa luz de Deus.

4This Is It - O Filme Empty Re: This Is It - O Filme Seg Mar 26, 2012 7:25 pm

Dii

Dii

A maioria das pessoas acredita nesse Deus, nessa causa maior, e esforça-se por reflectir essa imagem de Deus, vive em função dela, esforça-se para agir e ser como ela, porque pura e simplesmente, essa luz é a Perfeição em si mesma. Todos temos essa luz de Deus dentro de nós e, portanto, somos os criadores do meio em que vivemos. Todos juntos, ao agirmos e reflectirmos essa luz, seguindo os seus princípios, formamos uma espécie de cópia de Deus que se manifesta aqui na Terra. Essa cópia ou manifestação de Deus aqui na Terra, é simbolizada pelo Homem-Luz. Somos nós, todos juntos, formando essa cópia de Deus, que guiamos a esfera, que amparamos a esfera e que a iluminamos, para que ela também reflicta esse Deus e não caia na escuridão. Essa esfera que o Homem-Luz segura na sua mão, é o Mundo. Somos todos nós os responsáveis não só pelo meio em que vivemos, pelo nosso destino, como também somos responsáveis pelo destino do Mundo Global. Então, seguremos o Mundo, reflictamos esse Deus e manifestemos a sua luz no mundo. Nós reflectimos a luz de Deus através da Justiça, da tolerância, da caridade para com o próximo, através da partilha, do diálogo e do perdão. Numa palavra, reflectimos a luz através do AMOR que manifestamos no Mundo. Nada existe sem amor. Não existiriam os mares, os rios, as plantas, os animais, nem a Humanidade, porque somos todos fruto do amor. Quem ama protege! Esta é a missão de todos nós. Quanto maior o amor, maior a segurança e perfeição da Terra. Sejamos a luz da Terra, vivamos de acordo com a nossa natureza e curemos o mundo!

Na sequência do espectáculo, Michael, pouco a pouco, sairia de dentro do Homem- Luz. Reparem bem na roupa com que MJ aparece nas imagens porque ela vai-nos ser muito útil para o que se vai seguir mais à frente.

Então, vamos fazer um pequeno resumo do que o espectáculo iria ser até agora e depois comparemos com a realidade, a nossa e a de MJ.

O espectáculo começaria com as luzes apagadas, certo? Pelo menos é o que é referido no filme. Seguir-se-ia um espectáculo de pirotecnia com explosões e estrelinhas, etc.

Logo de seguida, surgiriam imagens de acontecimentos e pessoas importantes para a história da Humanidade, sobretudo os acontecimentos e personalidades ligados a causas humanitárias, Michael Jackson incluído. Seguidamente surgiria o Homem-Luz. E MJ apareceria de dentro dele.

Como vêem, o espectáculo ou as imagens dos ensaios têm, naturalmente, uma sequência lógica. Será que essa lógica se pode aplicar à nossa realidade, aquela que, no geral, a humanidade viveu e continua a viver? Porque é que o espectáculo começaria com as luzes apagadas? Isso terá algum significado? Na minha humilde e simples opinião isso não é à toa. O espectáculo não começa assim só para parecer espectacular ( é uma excelente ideia, mas a maioria de nós acredita que THIS IS IT nasceu para ser só filme ), tem um significado. Reparem, vamos retornar à origem? Eu quero dizer MESMO a nossa origem.

Michael é um homem de fé. Então reparem no que diz a bíblia... A bíblia, o livro sagrado dos cristãos, começa com uma frase do tipo: “ No início era só treva “ ou “ No início era a escuridão “ ou “ Não havia luz “... Será esse o motivo pelo qual o espectáculo começa com as luzes apagadas? À partida não, porque muitos espectáculos começam assim, parece normal. Pois é: PARECE! Senão vejamos o que se segue. E o que se segue é um espectáculo de pirotecnia. Reparem na linguagem que é usada: foguetes, explosões, estrelinhas...


Isto não vos faz lembrar nada? Claro que sim, faz lembrar a origem de tudo, do nosso sistema solar, o Big Bang... Então o espectáculo começa com as luzes apagadas ( treva, escuridão ), depois há uma explosão de estrelinhas, foguetes e explosões ( Big Bang ) e depois surgem imagens de pessoas que fizeram história e beneficiaram a humanidade com o seu trabalho em prol do bem-estar de todos. Cada uma dessas pessoas individualmente e em conjunto, foram uma cópia de Deus aqui na Terra, lutaram por liberdade, pela igualdade de todos, pela distribuição justa da riqueza... É natural que depois surja o Homem-Luz, guiando a Terra, segurando, para que ela não caia no caos. E de dentro dele sai MJ. Ele incluiu-se nesse grupo de pessoas.

O Michael sai de dentro do Homem-Luz pouco a pouco ( reparem como ele aparece vestido, vai ser útil para a terceira parte da análise ok? ) e só quando MJ der o sinal, é que eles começam. Pergunta: Começar o quê?! O espectáculo? NÃO! THIS IS IT nasceu para ser filme e isso tudo tem um significado simbólico. Vai começar qualquer coisa relacionada com o que vimos anteriormente: com a humanidade, com a realidade em que vivemos, com essa luta para que a Terra seja mais perfeita, como a LUZ. Invariavelmente, suponho que vai ser uma luta entre a escuridão e a luz, o bem e o mal, a justiça e a injustiça...

Continuando a sequência, depois da cena do Homem-Luz - e como é dito no filme, aparece MJ quando ele der o sinal, o espectáculo começa... Michael tem o controle de tudo o que está para acontecer, de tudo o que já está a acontecer e de tudo o que aconteceu desde o dia 25 de Junho!

5This Is It - O Filme Empty Re: This Is It - O Filme Seg Mar 26, 2012 7:27 pm

Dii

Dii

Nas cenas a seguir ao Homem-Luz Michael aparece vestido de duas maneiras:

1- Calças justas laranja, casaco cinzento brilhante e T-Shirt azul;

2- Fatinho cinzento e camisa vermelha.

Se colocadas as cenas lado a lado, repara-se que são dois estilos completamente diferentes. Qualquer um diria que essas cenas foram gravadas em dias diferentes e, por isso, MJ também está vestido de maneiras diferentes.. É o que parece. No entanto, atentem para o fato de que Michael tem sempre óculos escuros quando está vestido com o casaco brilhante e não os ter quando está de fatinho. Porque será? Reparem mais de perto nos seguintes aspectos:

- Quando MJ está com o estilo das calças laranja e casaco brilhante ele usa óculos escuros. As cenas parecem mais iluminadas, os bailarinos estão com roupas claras e apesar de Michael ensaiar ao longo do palco inteiro, dá a impressão de, tendencialmente, ele ensaiar mais para o lado esquerdo;

-Quando MJ está de fatinho ele não usa óculos escuros ( apenas capricho? ). O estilo de dança é um pouco mais elaborado. Alguns bailarinos usam uma fita preta na cabeça. As cenas parecem mais escuras. Mike ensaia mais para o lado direito.

Os estilos são completamente opostos... Branco em oposição ao preto, brilho em oposição ao cinzento, bailarinos iluminados em oposição a bailarinos que parecem BAD BOYS, esquerda em oposição à direita...

Se por um lado temos um Mike de casaco brilhante que parece acabado de sair de dentro do Homem-Luz, por outro lado também temos um Mike que parece mais cinzento, mais elaborado, mais parecendo um homem de negócios manhoso, talvez até mafioso, com os seus Bad Boys, pronto para dominar o que quer que seja. Personificação do Mal? Parece-me que sim. Já o Mike de casaco brilhante e óculos escuros (timidez), com os seus bailarinos estilosos, iluminados, podem perfeitamente ser a personificação do Bem.

O objectivo de por vezes eles porem as cenas do mike brilhante com o mike de fatinho lado a lado é bem simples: é por-nos a comparar as imagens para podermos concluir que as cenas, embora pareçam as mesmas e parecerem uma só, elas são completamente opostas! E, meus caros e minhas caras, opostos só podem resultar em duas situações: ou os opostos se atraem ou os opostos entram em conflito! Receio bem que, neste caso, os opostos conflituem entre si.

De que se tratará então esse conflito? Entre o bem e o mal? Lógico. E sabendo do significado do filme até chegar aqui, então só posso concluir que Mike saído do Homem-Luz, brilhante, está em conflito com gente de negócios, poderosa descarada, com o seu exército de Bad Boys. Prontos para dominar a zona e corromper o sistema... Soa familiar?

O mal representa o mundo caindo no caos e, nesta nossa realidade e na realidade de MJ, neste momento, o maior caos é a corrupção. Corrupção de valores, corrupção política, no meio artístico, corrupção financeira.

Quantas vezes ele falou de corrupção no meio artístico? Quantas? Seria o Mike de fatinho a personificação disso mesmo? Da corrupção no mundo, em especial no mundo artístico?


Ao assumir a missão do Homem-Luz do qual sai, ao denunciar a injustiça através das suas músicas, clipes, filmes, entrevistas, ao não ser um artista subordinado, ao ser crítico, ao enfrentar as pessoas que o chamam de aberração, de pedófilo, de esquisito, de gay, MICHAEL COMPROU UMA BRIGA! COMPROU UM CONFRONTO!

E nós, ao também não nos conformarmos, ao protestarmos contra os nossos governantes, ao reclamar Justiça, ao denunciar a corrupção seja qual for, ao assumirmos essa missão, também não compramos uma briga todos os dias?

A briga real que MJ representa no filme é não só uma briga dele, como também é a nossa briga! É o desafio que aquelas pessoas retratadas nas imagens assumiram, enfrentaram e ficaram na História por isso. Michael assume o desafio, o confronto. Quem vai ganhar eu não sei, mas espero que no final a luz triunfe sobre a escuridão! É para isso que ele luta e é por isso que lutamos todos os dias! Que a luz permaneça na Terra !

6This Is It - O Filme Empty Re: This Is It - O Filme Seg Mar 26, 2012 7:29 pm

Dii

Dii

Chegamos a uma parte crucial do filme: a conferência sobre os shows de Londres.

Na altura em que eu vi pela primeira vez essa conferência, eu tinha acabado de me tornar fã de Mike. Para minha surpresa, MJ pareceu-me muito diferente nessa conferência. Eu lembro de pensar “ Hey! Este é Michael Jackson?! Está esquisito...” De facto, muita gente estranhou o comportamento do Rei da Pop, os gestos, as palavras, até o físico... Pessoalmente, até hoje eu não sei a identidade de quem se apresentou nessa conferência...Era ou não Michael?!

This is It não mostra a totalidade dessa conferência. Para mim, ela não passou de um aviso de que algo estaria para acontecer. Na altura todos pensaram que o que estava para acontecer eram os shows...Puro engano, como o próprio filme prova...As cenas a seguir a essa conferência provam que não era nada disso...E vocês lembram que as cenas que se seguem são as cenas de “ They don’t care about us “ e “ Smooth Criminal “... O filme tem uma sequência, registre-se isso.

Mas voltando ao que Mike diz na bendita conferência...Bom, confesso que, para mim, ele não disse muita coisa... Quando MJ chega, ele não perde tempo, vai directamente para o palco... Eles não mostram aquela cena em que Michael anda de uma forma esquisita... Forma um pouco deselegante, eu acho... A primeira coisa que ele diz é “ This is it “. Normal, não é?

A expressão This is It pode ser traduzida de muitas formas para português, vejamos pode significar:

- É isso aí;

- Aqui fica;

- É isto;

- É agora;

- Este é o momento;

- É aqui.

E, claro, nós utilizamos cada uma destas possíveis traduções de acordo com o contexto, no qual a frase é proferida. Se eu traduzisse This is It aliado ao contexto desta conferência, eu traduziria como : este é o momento.


Michael diz “ This is it “à Tradução: Este é o momento. Pergunta: momento de quê?! Dos shows? Claro que não, já sabemos que os shows não eram para serem feitos. Momento de acabar a carreira? Sinceramente, vocês acham que MJ queria acabar a carreira com uns meros shows em Londres? Quer dizer, ele pára por uns anos e depois, ao recomeçar a carreira, ele anuncia o fim da mesma?! Faz sentido?! Recordo-vos que foi ele próprio que chegou a dizer que ainda era novo e que estava pronto para fazer TII... This is it não é a realização de shows. Parece-me que é um projecto bem mais ambicioso e que vai durar anos. Quantos eu não sei...Para já, passou um ano...rsrsrs Mas que é algo em grande é! Michael também disse que iria tocar as músicas que os fãs queriam ouvir. Normal, e toda a gente sabe quais são essas canções, são simplesmente as mais populares, nada de novo, certo?

Depois ele diz que essa é a derradeira subida ao palco.Pergunto-vos qual palco...O dos shows não era com certeza...Seria outro tipo de palco? Há quem diga que a vida é um palco...A realidade é o palco de MJ? Pode ser...E tudo o que assistimos e temos vindo a assistir é um show? Um show feito na realidade? Lembram-se quando Ortega fala em 4d? E MJ e os “ actores “ que fazem TII estão actuando no palco da realidade? Pode ser, até porque tudo o que temos visto na realidade, está como que simbolizado em TII...Ou seja, tudo o que TII mostra, acontece nesta nossa realidade. É uma boa hipótese, na minha opinião. TII é uma representação de tudo o que aconteceu, acontece e vai acontecer nessa morte forjada de MJ... O show que Michael anunciou está a acontecer na realidade, isso é um show feito em 4D. TII é apenas uma espécie de guia para que não nos percamos nesse enredo diário.

Por último, e para finalizar esta análise da conferência, MJ diz: “ See you in July “à” Vemo-nos em Julho “. O problema é que Michael supostamente morreu em Junho...Como vemo-nos em Julho? De que Julho ele estava a falar? Eu não sei, sinceramente, se eu soubesse eu contava para vocês. Julho é o 7º mês do ano ( esse número persegue Mike...ou será Mike que persegue o nº 7? ). O nº7 é o número da perfeição, da superstição... Os gatos têm 7 vidas... 777 é o número de Deus...MJ é o 7º de nove irmãos....

7This Is It - O Filme Empty Re: This Is It - O Filme Seg Mar 26, 2012 7:30 pm

Dii

Dii

Com certeza se lembram que, antes das imagens de “ They don´t care about us “, o filme mostra imagens da selecção de bailarinos...Lembram-se do que Ortega diz nessas cenas? Se não se lembram, eu refresco-vos a memória...rsrsrsrs Basicamente, Ortega diz que quiseram pôr os peixes todos a nadar no mesmo lago...E que os bailarinos são uma extensão de MJ, uma extensão do homem...Parece-vos importante? Eu não sei exactamente o que ele quis dizer com isto, mas parece-me extremamente importante para as cenas que se seguem..


“ Peixes todos a nadar no mesmo lago”?! Não sei porquê, mas isto faz-me lembrar uma espécie de armadilha a criminosos e quiseram juntá-los todos para ser mais fácil apanhá-los depois...rsrsrs Posso estar a viajar na maionese, mas é isto que a frase me faz lembrar ( a música de fundo que ouvimos nestas cenas é Smooth Criminal heheheh ADORO). Ou então pode querer dizer que todas as pessoas que concordam com a missão de MJ juntaram-se a ele, para juntos lutarem pelo mesmo objectivo...

Se considerarmos que, nas cenas a seguir, em “ They don’t care about us “, os bailarinos são uma espécie de soldados de MJ, então pode-se dizer que, de facto eles são uma extensão de Michael, ajudando-o a concretizar o seu objectivo, são eles que operam no terreno. Lembrem-se de que tudo o que vêem no filme está a acontecer na realidade. Portanto, os bailarinos podem representar todas aquelas pessoas que o estão a ajudar nesta morte forjada, certo? Os bailarinos representam todos os soldiers que ajudam MJ nesta grande aventura!

Em “ THEY DON’T CARE ABOUT US “ vocês vêem MJ a ensaiar os seus soldados. Heheheh Sim, todos os soldados que andam por aí no terreno são treinados por ele! E esses soldados que ele treinou vão multiplicar-se...Aliás, a esta altura do campeonato já se multiplicaram bem... Os fãs são a maior prova disso. E todas as pessoas que estão do lado do nosso anjo vão formar uma espécie de exército que vai lutar contra toda e qualquer forma de injustiça ou sofrimento. Parece-vos familiar? Basicamente, é disto que se trata a canção não é? A revolta contra qualquer forma de opressão, contra a injustiça, pobreza, censura...E como é que se diz no filme? “ Naquilo que ficará na História como a maior manifestação pela liberdade na história do nosso país ( EUA )” Quem diz EUA, diz cada país onde existem seguidores de Michael. Será este o objectivo da missão de uma maneira ou de outra?

A última frase que é pronunciada nestas cenas é: “ Esperem pelos aplausos... E escurece gradualmente “ à O que será que isto significa?! Escurece porquê?! A seguir a esta definição da missão e depois da escolha e fixação do objectivo dos “ soldados “ iria acontecer alguma coisa, para o cenário escurecer? Bom, acho que todos temos uma ideia do que aconteceu, certo?

Antes das cenas seguintes, Michael vai dando a entender que é ele quem controla esta história toda, ele é quem dá o sinal, controla o tempo no qual os acontecimentos se vão desenrolando. Michael tem ainda a oportunidade, nas cenas dedicadas aos Jacksons 5, de homenagear os irmãos e os pais.

Vamos analisar as cenas de Smooth Criminal. Estas cenas, para mim representam o dia da “ morte “ de Michael e acarretam todas as dúvidas, todas as incertezas ou certezas que temos acerca desse momento... Afinal o que aconteceu naquele bendito dia? MJ morreu mesmo? Não morreu? Foi um plano?

Lembremo-nos mais uma vez que tudo o que vemos no filme aconteceu ou está a acontecer na realidade. As cenas de Smooth Criminal não são exceção. A primeira cena que vemos é a do “ HOTEL CHICAGO “ e do “ Clube do Amanhecer “...
Vocês já alguma vez se perguntaram porque o clube tem esse nome e do porquê de MJ ter posto isto no filme? “ Clube do amanhecer “... Recordo-me que a cena se passa de noite... É que AMANHECER pode ser algo simbólico. Pode significar mudança para um novo dia, uma nova vida ou até um ponto de viragem... Bom, o dia 25 de Junho de 2009 foi definitivamente um ponto de viragem, verdade? Pelo menos para os fãs de Michael...E para o próprio Michael!

Depois de sabermos que o clube tem esse nome, deparamo-nos com a Gilda a cantar.
Para analisar a cena e também analisar Gilda, confesso-vos amores que tive de pôr a sensualidade dela de lado. É que Gilda pode muito bem representar alguém que conhecemos na realidade desta história da morte forjada! E aí vocês se começam a perguntar: Mas quem ? Eu não sei como vocês vão reagir ao que eu vou dizer...Mas aqui vai: Gilda pode muito bem representar MURRAY! Isso mesmo... Murray!

Reparem bem no comportamento da Gilda... “ Ponham a culpa em mimEla canta: “ Put the blame on me boys “ rapazes “ Ao mesmo tempo que ela canta isto, ela exibe uma das suas luvas pretas, certo? E luvas pretas em cenas de Smooth Criminal só podem representar uma coisa, né? A luva preta é o símbolo máximo do criminoso!

No final, e se bem se recordam, a Gilda é aplaudida, agradece e manda a outra sua luva preta para Michael...Portanto, uma luva ficou com Gilda e a outra ficou com Michael. Perceberam amados? É que, nesta história há dois “criminosos”: um criminoso aparente – Gilda/ Murray; e um criminoso efectivo, digamos assim – Michael.

Reparem bem no olhar cúmplice que Gilda e Michael trocam depois de ela mandar a luva preta...Será apenas cumplicidade relativa a atracção sexual ou sensualidade? NÃO! Já disse que tive de pôr a sensualidade da Gilda de parte. Porquê? Porque ela apenas está lá para disfarçar e enganar... Vocês sabem que muitas mulheres usam a sua sensualidade para atrair homens e depois enganá-los, né? Michael usou isso para o filme... Gilda seduz, para esconder a sua faceta de criminosa...Heheheh Murray está sendo ou não processado por um crime que aparentemente cometeu? Sim, está. E nós acreditamos ou não que MJ forjou a morte? Sim, acreditamos. Recordo-vos que EM CONDIÇÕES NORMAIS forjar a própria morte é crime... E que também EM CONDIÇÕES NORMAIS Murray, seria considerado cúmplice de Michael na morte forjada. Portanto, há 2 “ criminosos “ nesta história!

Avançando nas cenas, uma mulher repara na presença de Michael e pergunta para um homem : “o que ele está a fazer aqui?” A partir deste momento, Michael começa a ser perseguido, por vários caras... Transferindo estas cenas para a realidade, Michael podia estar a ser perseguido...Ele até recebeu várias ameaças,certo? E ele não ia ficar à espera que o matassem,ia?! Claro que não, ele fugiu! As cenas dão a ideia de que MJ se dispôs a comprar uma guerra com alguém, arranjou um cúmplice, neste caso Murray, e fugiu, escapou antes que lhe acontecesse alguma coisa!

8This Is It - O Filme Empty Re: This Is It - O Filme Seg Mar 26, 2012 7:32 pm

Dii

Dii

Reparem bem na cor da camisa de MJ e na faixa que ele sempre traz no braço...Ela é azul. Curiosamente, é quase o mesmo azul que D. Katherine sempre veste quando há audiências relativas ao processo...Aliás, AOS PROCESSOS: este que data de 2009 e o outro de 2005...Coincidência?! Não me parece... Será que as pessoas que perseguem MJ e que fizeram com que ele fugisse são as mesmas que estão por trás das acusações de pedofilia em 2005? Quem sabe...E será que a cor azul também simboliza a comprovação da sua inocência nessa mesma época? Pode ser...Recordo que o azul é símbolo de poder...MJ tem o poder e controlo de tudo o que está a acontecer. E D. Kathe? Será que ela também tem algum poder nesta história? Pode ser...Até porque foi a ela que foram entregues os bens mais preciosos do nosso querido: os filhos dele!


Na última cena, MJ escapa atirando-se pela janela...Um homem está tentando matá-lo disparando sobre ele...Mas reparem que nenhuma bala acerta em Michael... Numa das cenas anteriores MJ chega a disparar sobre eles, o que dá a ideia de defesa...
Murray leva com as culpas, mas são outros que tentam acabar com Mike...Soa familiar?

Como disse LaToya Jackson, Murray é um bode expiatório e “ eles “ mataram Michael... Obrigado pela dica... Que se confirma em TII... A boa notícia é que a nossa estrela se safou!

Notem que a roupa de MJ quando ele aparece a cantar a música...São roupas diferentes. Será que se referem a fases diferentes da vida de Michael? Alguém me pode dizer de que ano são ou em que ano / época ele usou as tão famosas calças douradas? O conjunto de calça vermelha e casaco prateado brilhante são da fase que eu chamo de “ Luz “ , que eu atribuo à fase que ele e nós estamos a viver.

E os bailarinos? Como extensão oficial de MJ eles têm algo a dizer nestas cenas, através da dança? Óbvio que sim! Aliás, são eles que nos dão algumas dicas...

Notem que numa das partes do refrão em que se canta “ Annie are you ok ? “ ( Annie você está bem? ), os bailarinos movem as cabeças para cima e para baixo, como se estivessem a dizer SIM... Podemos concluir então que a Annie está bem...Annie poderá simbolizar Michael? Seja quem for que Annie simbolize, essa pessoa está bem...Bom saber, né?
E o que dizer dos movimentos dos bailarinos quando eles parecem múmias andando, quando parecem andar de fininho como se estivessem escapando, andando como verdadeiros Smooth Criminals? A resposta é só uma Michael ESCAPOU!


Na primeira cena dedicada a THRILLER, Ortega profere três frases que me pareceram bastante importantes : “ Que dia é hoje? Que horas são? O tempo começa a escassear. “ Claro que eu não posso dizer-vos exactamente o que isto significa, mas é claro que faço uma ideia... Por exemplo, Michael “ morreu “ há mais de um ano, todos vocês sabem disso. Mas não vos parece que, o tempo pareceu andar muito rápido? Parece uma contradição...No entanto é o que sinto. Passou muito e tão pouco tempo, não é?E o tempo começa a escassear...O que Ortega quis dizer com isso?! Quer dizer que há um tempo - limite para esta história de morte forjada?!

Reparem numa coisa curiosa nas cenas em que as pessoas se estão a transformar para as cenas do cemitério...Vê-se girassóis ...Lembram-se da cena em que aparece o coveiro logo no início? Michael diz: “ Dá-lhe instruções.”...?! Como assim, dar instruções ao coveiro?! HAHAHAHAH Digam-me que vocês perceberam REALMENTE o que ele diz...Transponham isto para a realidade, lembrem-se disso... Desde o dia 25 de Junho de 2009 que, no fundo, estamos vivendo um verdadeiro THRILLER,certo? Não me digam que vocês não ficaram assustados com a repentina notícia de que MJ “ morreu”... Não me digam que não ficaram assustados com o facto de o suposto assassino ou assassinos andarem por aí à solta... Ou quando souberam quem seriam os executores do espólio...


Reparem no que MJ diz naquele momento, logo no começo das cenas de THRILLER...Alguém dá instruções ao coveiro... Ou seja, o cemitério está envolvido nessa morte forjada,né? Óbvio que eles receberam instruções! Instruções para quê? Bom, isso eu não sei... Faço e fazemos todos uma ideia...Tendo em conta que MJ escapou com vida da tentativa de acabar com ele e tendo em conta que é o próprio Michael que pede para dar instruções ao coveiro, eu não vejo quem será que eles enterraram, se é que enterraram alguém..


A partir do coveiro, começam as cenas de Thriller propriamente ditas...Ou se vocês quiserem, é a partir do enterro de Michael que começa o nosso thriller... Olhem bem para todos aqueles fantasmas que brincam e que começam a vir na nossa direcção...Eles querem nos assustar...NA REALIDADE!!!!!!!!!!! Com o quê? Eu não sei ao certo. Talvez com perdas do património de MJ, com o suposto assassino absolvido...Entre outras coisas.

Reparem numa campa que aparece. A lápide diz: “ R.I.P BILL BLAKE “. Bom, eu não sei quem é este Bill Blake, mas tenho um dedinho que me diz que se formos pesquisar esse nome, vamos achar coisas interessantes ...

Chegamos então à famosa cena da aranha. Eu penso que esta aranha é uma viúva negra... Pelo que eu sei, a viúva negra possui um dos mais potentes venenos do reino animal. Uma curiosidade interessante é que a viúva negra mata o macho no final da cópula e penso ( não tenho certeza ) que o chega a comer... Isto eu vos expliquei com um propósito: saber o significado do facto de Michael sair da aranha durante a cena. É que para mim tem dois significados possíveis:

9This Is It - O Filme Empty Re: This Is It - O Filme Seg Mar 26, 2012 7:34 pm

Dii

Dii

1-Michael se funde com a aranha, ou seja, a aranha representa de certa forma Michael, tendo em conta que ele poderá ter forjado a morte para desmascarar as pessoas que o perseguem e tentaram acabar com ele, montando uma espécie de armadilha;

2-A aranha pode representar um dos “ perseguidores “ de Michael. A aranha “ engoliu “ Michael, mas ele acabou por se livrar dela através dessa falsa morte.

Confesso que a segunda hipótese é, para mim, a mais plausível. Reparem bem na aranha... Reparem o vermelho que ela tem...Serão manchas de sangue? É BEM PROVÁVEL...( Smooth Criminal: “ He left the bloodstains on the carpet”. )

Na última cena, os mortos-vivos ( bailarinos ) dançam com Mike. Lembrem-se amores da letra da música porque ela também é importante : “ Eu posso assustar mais do que qualquer fantasma “, “ Deixe-me segurá-la firme dentro do thriller” ... Michael pode nos assustar, mas também nos vai guiar nessa fase assustadora desse caso. Isso é mais que familiar, verdade? Se eu não achasse que MJ nos guiaria nessa história através de pistas, eu nem me daria ao trabalho de pesquisar e tentar decifrar o filme THIS IS IT...Muito menos de expor a minha opinião a vocês.

O último momento das cenas de THRILLER é o que mais me fascina, o que mais me motiva. Para mim, é o instante mais bonito de todos e tem a ver com o propósito de tudo o que está a acontecer e do qual eu tenho falado ao longo das análises. Tem também a ver com a mensagem principal do filme.

Se bem se recordam, MJ e os bailarinos estão dançando, quando surge uma luz do alto...
Foi Michael que começou com esse Thriller e é Michael que vai acabar com ele. MJ é como uma lanterna ( no final da cena, não é Ortega que diz que MJ vai precisar de uma lanterna?! ), um guia para nós. Ele nos aponta o caminho e no final vai-nos mostrar a luz ao fundo do túnel, a saída para o que vivemos nesse caso e também na nossa própria vida. Porque não?


Tem tudo a ver com o significado do Homem-Luz e dos girassóis, lembram? Michael também é um girassol que se guia pela LUZ, por Deus. Ele tenta reflectir essa Luz e tenta também ser um exemplo para que cada um de nós cumpra o seu dever de ser um suporte para a Terra, para que não caia no caos e mergulhe na escuridão. Lembrem-se de que quantos mais girassóis houver, maior será a LUZ e Perfeição da Terra. Será um lugar abundante, sustentável e seguro para todas as criaturas que nele vivem.

No final, Michael, detentor da Luz, girassol perfeito, vai-nos livrar de todo esse thriller, da escuridão e esta história acabará em bem. Pelo meio, nós já teremos adquirido algum conhecimento, alguma lição a tirar disso tudo e estaremos também prontos para sermos girassóis reflectores da Perfeição em si mesma.

No fundo, por mais voltas que podemos dar a este filme, ele sempre volta ao mesmo princípio básico: o Homem-Luz, símbolo de união e simbiose perfeita entre a criatura e o Criador, Evolução.

Depois de Earth Song, Ortega chama a equipa de Luz para o palco...
Michael supostamente iria entrar com uma maleta na mão. Porquê? Se o show se realizasse eu diria que MJ iria entrar com uma maleta na mão porque se estaria aproximando o fim do espectáculo. Mas os shows não aconteceram. TII foi feito para ser filme... O que significará a maleta? Percebam o que Ortegadiz a seguir: Michael manda na Luz, é ele que dá o sinal, que controla tudo o que está a acontecer. Reparem no que ele tem vestido: uma camisa azul... Azul, meus amores, é o símbolo do poder, lembram? Mais uma prova de que a roupa que Mike veste não é inocente. E mais uma prova de que as imagens de TII não são simples ensaios.

A seguir vem Billie Jean... Sabem, da primeira vez que vi o filme fiquei-me perguntando porque Billie Jean vem em último lugar, já que foi um dos grandes sucessos do princípio da carreira de Michael... Esta canção é uma das expressões máximas do sucesso dele! Repararam nos nos bailarinos que o aplaudiam enquanto ele cantava a música? Eles tinham pulseiras amarelas!!!!!! Eu não sei quanto aos EUA, mas em Inglaterra amarelo significa esperança! Ou será que é impressão minha? Eles não usam pulseiras amarelas?! Depois desta cena, a equipa toda se reúne com Michael e ele profere algumas palavras, faz um discurso. Não vos pareceu um discurso de despedida?

É como se MJ não estivesse presente quando chegasse a hora de os bailarinos darem tudo por tudo...Concordam? Juntem a isso Billie Jean e a maleta e verão o que isso significa: MJ vai viajar ( a maleta significa viagem ) e leva a fama guardada...Hum... Pausa na fama durante algum tempo?! Eu lembro sempre do que se disse na imprensa uns tempos depois da " morte " de MJ... Foi dito que Blanket pensava que o pai tinha ido viajar de férias.


10This Is It - O Filme Empty Re: This Is It - O Filme Seg Mar 26, 2012 7:37 pm

Dii

Dii

" Temos 4 anos para arrepiar caminho, senão o mal feito é irreversível. " Hum...2009,2010,2011 e 2012?! Será?! Não tenho certeza acerca destes quatro anos...

Ortega: " Tenham um ótimo domingo. " Rsrsrsrs Só para lembrar, domingo é o 7º dia da semana e o dia em que, pelos vistos, eles acabaram os " ensaios "...PERFEITO! Agora juntem isso à letra de Smooth Criminal : " So they came into the outway It was SUNDAY What a black day (...) "


Ortega: " Gostava agora de fazer o sound check de Man in the Mirror e depois falaremos do final: LINHAS AÉREAS DO MJ ! " Este Kenny é um poço de dicas que nunca mais acaba! ADORO! Alguém ainda tem dúvidas de que Michael viajou? Se dúvidas houvesse, Ortega tirou todas! Para onde foi MJ, isso eu não sei...

E quando o filme parece acabar... Michael volta! Parece familiar? Claro que sim! Vcs já o viram fazer isso em Ghosts e Moonwalker... Será que isto se aplica também à morte forjada? Tenho fé que sim! Então, depois do filme acabar, MJ " volta " para dizer algumas palavrinhas importantes: " Aqui deve haver uma pausa ". Quer dizer que ele foi embora, mas é só por algum tempo? É só uma pausa? " Deixem-me levar o meu próprio tempo para a regressar à canção. " Boa! Ele regressa!


" Aperto a camisa, ou casaco ou lá o que for. Ponho-me a olhar em volta, provoco-os um pouco, e depois estalo os dedos e...Bam! " O que será esse Bam? Que ansiedade para chegar a esse dia! Será que tem a ver com a mensagem dele de curar o mundo? Muito possivelmente! Até lá, temos o dever de curar o mundo, pondo em prática tudo o que ele nos ensinou através dos anos e que está bem resumidinho no filme.

Por falar em filme... " Este filme é dedicado aos filhos de Michael, Prince Michael I, Paris, Prince Michael II ( " Blanket " ) ". Sempre que vejo esta dedicatória, eu vejo MJ dedicando este filme às suas crias... Isto foi pedido dele. Novamente mais uma prova de que MJ está vivo e que TII foi planejado para ser filme!


Conclusão:



No início não havia LUZ, era a escuridão global. Não havia Terra nem outros planetas, não existia o Sol nem outras estrelas semelhantes, não havia animais, plantas, mares, rios ou Humanidade. Era o silêncio total, era o nada. Até que Deus, a energia das energias, a fonte, disse : " Faça-se LUZ ". E a LUZ fez-se! Deu-se então uma enorme explosão ( Big Bang ) e formou-se o sistema solar, os planetas e as estrelas. E a vida começou a emergir. Surgiu a Terra, os oceanos, os mares, as plantas, os animais e, claro, o ser humano. A Humanidade foi feita à imagem e semelhança da fonte criadora. Isto quer dizer que o ser humano tem a mesma natureza do seu Criador - a perfeição. Se Deus é perfeito como a sua obra pode ser imperfeita? Como ser perfeito que é, o Homem tem livre arbítrio para escolher o seu caminho e tem a escolha de agir de acordo com a sua natureza...Ou não. Cedo o ser humano se divorciou da sua natureza divina e começou a corromper o meio em que vive e a corromper-se a si próprio.

Olhem à nossa volta. Os problemas da Humanidade sempre foram os mesmos: poluição das águas, poluição do ar, abate de árvores, desrespeito pelos animais, corrupção de valores...

Apesar de tudo, sempre existiram pessoas que não deixaram a centelha divina se apagar dentro delas. A substância dessas pessoas continua a ser a mesma da fonte criadora desde o dia em que elas nasceram, morreram e voltaram a renascer...

Elas têm se esforçado para que a vida ainda faça sentido, tenha equilíbrio e seja justa e feliz para todos. Como a Humanidade pode subsistir destruindo a Terra que a sustenta? Como o ser humano pode viver em constante guerra com o próximo?

Michael Jackson é uma das pessoas que luta contra essa corrente de caos e destruição que a Humanidade experimenta quase desde o início dos tempos. Ele sabe que o único caminho para que o ser humano viva de forma digna e feliz é o caminho do AMOR! Sim, porque tudo é amor. Sem ele nada faz sentido.


Ao longo desse tempo em que fiz estes comentários sobre o filme eu falei-vos sobre o significado das roupas do nosso anjo, das canções, dos cenários, das conversas, dos bailarinos... E me dei conta de uma coisa. Por mais voltas que eu tenha dado ao filme, eu sempre chego à conclusão de que MJ fez TII apenas para nos dar um abanão, para despertarmos para a realidade triste em que vivemos e fazer-mos alguma coisa para acabar com a escuridão em que mergulhamos. Ele nos mostrou que não nos devemos calar e subjugar perante a injustiça, corrupção, pobreza e imoralidade deste mundo.

Para mudar o destino da nossa vida e do nosso planeta não basta reciclar, parar de poluir o ar , não abater árvores ou respeitar o habitat dos animais que vivem na Terra. A nossa alma tem também de se renovar, libertando-se de energias e sentimentos negativos que só trazem uma coisa: mais sentimentos e acontecimentos infelizes.
A maioria das pessoas viveria muito mais feliz se aprendesse a valorizar mais as coisas boas da vida e visse o que há de bom nesse mundo.

Vocês vão achar estranho o que eu vou dizer, mas eu olho para THIS IS IT na globalidade e chego à conclusão de que a essência desse filme não é nova. É! Depois de começar a analisar, pensar, descobrir o significado disto e daquilo, de ver os gestos e as canções, eu chego ao final e constato que o filme não é novo. heheheheh ( Só eu mesmo para dizer uma coisa destas!!! ) Eu já o vi antes. Olhe bem para TII e para tudo o que você conhece sobre a vida de Michael...Você não está tendo um dejà vu?! É a mesma vida, a mesma história, as mesmas alegrias, as mesmas dificuldades e a mesma mensagem.

O título do filme é MICHAEL JACKSON´S THIS IS IT - Descubra o homem que nunca conheceu. No entanto, no final destas análises acabei por constatar que eu ando a amar, conhecer, desvendar e ajudar a divulgar a mensagem deste homem há mais de dois mil anos! Eu apenas espero que daqui a dois mil anos a Humanidade já tenha apreendido a mensagem dele e esteja a viver num Mundo onde apenas existe a Luz de Deus. Um Mundo onde os seres humanos se amem uns aos outros como irmãos, onde haja paz, alegria e respeito por tudo o que existe e venha a existir.


THIS IS IT!

11This Is It - O Filme Empty Re: This Is It - O Filme Seg Mar 26, 2012 7:39 pm

Dii

Dii

Texto de autoria de Ana Garcia - Portugal


FONTE: http://speechlesslovemj.blogspot.com/

BIBLIOGRAFIA: VITOR, Conceição. Simplesmente Michael: Mistérios e enigmas de uma lenda viva: reflexões e conjecturas. São Paulo: Barauna, 2011. p.90-109

12This Is It - O Filme Empty Re: This Is It - O Filme Seg Mar 26, 2012 7:41 pm

Dii

Dii

Bem, meninas...

Para começar, confesso que sou fã de análises, e essa, em especial me encantou.

Quando li essa análise, fiquei fascinada com tudo que pode ser visto em TII, por isso quis compartilhá-la com vocês! Achei bem interessante tudo o que a autora expôe, e creio que isso pode ser, verdade. Tudo que vem de Michael pode ser verdadeiro.

Recomendo também o livro da Conceição Vítor, para aquelas que são apaixonadas pela psicologia, ele é um prato feito, pois faz uma análise minunciosa da personalidade de Michael e todos os símbolos que ele usa em seus shows e na própria vestimenta.
Além do que, a Conceição, é uma fã incondicional de Michael!

Espero que vocês gostem.

Fica aberto o espaço para debates, exposição de opiniões.

Beijinhos da Dii

13This Is It - O Filme Empty Re: This Is It - O Filme Ter Mar 27, 2012 7:52 am

Invincible

Invincible

eu também sou fã de análises, tentar perceber um significado, um objeto ou até uma pessoa..é fascinante..obg por postar

14This Is It - O Filme Empty Re: This Is It - O Filme Ter Mar 27, 2012 11:05 am

ket-mj

ket-mj

Eu tenho o livro, e amei lê-lo.
Porém... é como a conceição mesmo diz:

Ele não traz definições... Certezas... ou Conclusões

Ele TRAZ questionamentos.

No caso de algum questionamento, no meu caso é o seguinte ( acho que em algumas partes é uma viagem na maionese )

Mas, a maioria da leitura, é realmente intrigante, e contém muita informação.
Eu até então nunca tinha visto alguém defender Michael em todas as suas áreas como ela fez. É realmente uma fã linda.
Eu amei todas as explicações sobre suas vestimentas, e sobre as simbologias pelas quais representam.
Sobre as informações que ele quis passar através de seus vídeos clips - Só mesmo um gênio pensaria assim )
( Eu até então, só tinha parado pra prestar atenção, em algumas...rsrsrs)

Mas o fato é que sou R.I.P. e isso é imutável.




15This Is It - O Filme Empty Re: This Is It - O Filme Seg Abr 23, 2012 8:53 pm

Nat's

Nat's

Muito bom o texto, adorei

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos