ARTE MJ: LEVANDO-NOS MAIS ALTO
Escrito por: Willa e Joie
Joie: Há algumas semanas, Willa e eu, falávamos sobre o uso repetido de Michael de uma audiência na tela, em muitos de seus curtas-metragens. E durante essa conversa, falamos muito sobre o desempenho dos vídeos - os vídeos que retratam um "encenado" concerto - e como eles produzem uma sensação diferente sobre eles do que simplesmente assistindo ao vídeo do concerto real.
Bem, a partir dessa discussão, eu não tenho sido capaz de tirar Give In to Me da minha cabeça. Comecei a observá-lo repetidas vezes logo depois que postamos a Parte 1 da conversa da audiência na tela e o que percebi é que há muitas coisas interessantes acontecendo em ambos, no vídeo e na canção.
Tenho ouvido muitas vezes "Give in to Me", descrito como uma canção de amor e isso sempre me intrigou porque, em minha opinião, nada poderia estar mais longe da verdade aqui. Para mim, essa não é uma canção sobre o amor, é uma canção sobre a luxúria.
E está realmente muito cru e franco em suas letras. No primeiro verso, ele diz ao objeto de seu desejo, "Não tente me entender / Simplesmente faça as coisas que eu digo." Então, na segunda estrofe, ele lhe diz: "Não tente me entender / porque suas palavras não são suficientes."
Acredito que há algo muito mais profundo acontecendo aqui, e vamos chegar a isso em um minuto. Porém, na superfície, acredito que ele está falando muito sobre as emoções básicas: desejo sexual, luxúria, satisfação física. Ele está dizendo que não deseja se conectar a ela em qualquer nível emocional. "Não tente me entender", ele canta repetidamente. Então ele passa a dizer o seguinte:
O amor é um sentimento
Sacie meu desejo
Dê-me quando eu quiser
Leve-me mais alto
O amor é uma mulher
Eu não quero ouvi-lo
Se entregue a mim
Se entregue a mim
Toda vez que ouço essa música, fico impressionada com essa linha, "Eu não quero ouvi-lo." Ele repete várias vezes ao longo da canção. É como se ele estivesse dizendo que ele não quer falar nada, ele apenas quer fazer sexo.
Willa: Concordo, especialmente quando ele segue com a linha, "Diga-o ao pregador."
É como se ele estivesse dizendo, guarde a conversa romântica para alguém que se importa, porque eu não. Ele só quer que ela "sacie seu desejo" e fique calada sobre isso.
Um pregador pode importar-se sobre o amor e compromisso, mas "eu não quero ouvi-lo."
Joie: É tal um insensível, frio, sem sentimentos para dizer, e esses são atributos que não costumamos associar a Michael Jackson, mas, ele está lá. Se ele próprio já sentiu desta maneira, nunca saberemos – E é totalmente, de qualquer modo, nada da nossa conta. Porém, ele escreveu uma canção sobre isso e representou muito convincentemente. A frustração e tensão sexual em sua entrega vocal são palpável e combinado com o ritmo ardente da música, isso cria uma canção muito sensual.
Willa: Sabe, tudo o que você disse é tão interessante, Joie, porque por um lado, eu sei exatamente o que você está dizendo. “Existem algumas linhas nesta canção que, se alguém que me importo, me dissesse, acharia muito difícil de aceitar – linhas como:”. Não tente me entender / Simplesmente faça as coisas que digo" Frases que eu posso entender por que você se concentrou, porque realmente salta em mim também. Nenhuma mulher que eu conheço iria tolerar algo assim. E, enquanto nós precisamos ter em mente que estas são as palavras de um personagem que Michael Jackson está retratando na música e não necessariamente aos seus próprios pensamentos e sentimentos, ainda é um choque, porque elas parecem contradizer completamente tudo o que ele era.
Joie: Exatamente!
Willa: Mas eu tendo a interpretar isso de uma maneira diferente. Concordo que "Give in to Me" é uma canção sobre a paixão - e a paixão sexual é definitivamente parte disso, como podemos ver nas imagens sensuais no vídeo. Mas é também uma canção sobre a paixão artística. Como já falamos muitas vezes, Michael Jackson, frequentemente, representava a sua relação com seu público como um caso de amor.
Vemos uma relação de casal ao longo de sua obra: em Dirty Diana, Remember the Time, Who Is It, Blood on the Dance Floor, You Rock My World e One More Chance, só para citar algumas. E eu vejo que é a mesma relação paralela aqui. Na verdade, é muito explícita - afinal, ele não está com uma mulher nas imagens para este vídeo. Ele está no palco, cantando para a plateia. Mas ele mantém a montagem de algumas cenas bastante sensual, por isso parece-me que ele está muito deliberadamente justapondo as cenas de casais em uma paixão sexual com ele no palco numa paixão criativa.
Joie: Concordo, é muito deliberada, não é? E esse é o "algo mais profundo" que me referi anteriormente.
Willa: Eu também penso assim - como acontece com boa parte de seu trabalho, você pode intuitivamente sentir "algo mais profundo", mesmo antes de cavar para ver o que é esse algo. E se olharmos para aquelas linhas problemáticas dessa forma - como um artista falando com seu público - elas fazem muito mais sentido. Quando ele diz: "Não tente me entender" e "Se entregue a mim", significa que devemos parar de especular sobre sua vida amorosa, suas jiboias, seus manequins e assim por diante, e parar de tentar psicanalisar seu relacionamento com seu pai, sua mãe e seus irmãos - em outras palavras, devemos parar de olhar sua vida pessoal e parar de tentar compreendê-lo dessa forma - e em vez disso, devemos simplesmente "entregar-se" a ele como um artista, e nos deixarmos ser arrastados pela força da sua arte. Porém, como de costume com seu trabalho, não vejo isso como uma situação ou outra, ou seja, eu não acho que temos de escolher uma interpretação sobre outra. Em vez disso, vejo isso funcionando nos dois sentidos. Para mim, esta é uma canção sobre a paixão sexual e paixão criativa e explora ambas ao mesmo tempo.
Joie: Willa, eu concordo totalmente com você, embora eu não goste de usar as palavras "paixão sexual." Para mim, isso implica um relacionamento amoroso que está em existência aqui, mas, isso não é claramente o caso. Mas por falta de melhores palavras ou frase a ser utilizada, acho que estamos falando a mesma coisa aqui. Básica luxúria -
Sem compromisso com gratificação. Quanto à relação entre o artista e seu público - Acho que temos que olhar qual o segmento da sua audiência que ele está realmente falando aqui. É evidente que ele não está direcionando-se aqueles que já estavam do seu lado senão, ele estaria expressando sentimentos de amor. Acho que esta é mais uma daquelas músicas onde sua audiência pretendida é para todos que estão dando o sofrimento sobre seu estilo de vida excêntrico. Todas aquelas pessoas que estão tão ocupadas especulando sobre os rumores em sua vida privada e que não mais conseguem apreciar a música. Eles estão muito ocupados tentando psicanalisá-lo, como você disse.
Mas você sabe, Willa, apesar de eu ver esta principalmente como uma canção sobre a luxúria, vejo também outra coisa muito interessante acontecendo na música em si, que o curta-metragem é uma espécie de ecos. No segundo verso diz,
Você sempre soube apenas como me fazer chorar
E nunca lhe perguntei o porquê
Parece que você ganha com seus chutes, desde que, ferindo-me.
Então, na ponte da música, ele continua a dizer.
Você e seus amigos
Estavam rindo de mim na cidade
Mas está tudo bem
E está tudo bem
Você não estará rindo, garota.
Quando eu não estiver por perto
Vou ficar bem
E eu ... Vou encontrar
Preciso... Alguma paz de espírito, oh.
Assim, mesmo que por um lado, ele diz que não quer nenhum envolvimento emocional com essa mulher, na respiração seguinte ele está expressando seus sentimentos de mágoa sobre a maneira como ela o trata. E vemos isso no vídeo também. Na superfície, é apenas um vídeo-desempenho simples, mas existem algumas coisas interessantes acontecendo em segundo plano o que realmente chama minha atenção. Intercaladas com o "concerto" estão essas cenas realmente sensuais de vários casais se beijando e tocando um ao outro. Então, de repente um dos casais está no meio de uma discussão acalorada. O homem está muito chateado com a namorada e nós - o público fora da tela - podemos realmente sentir sua frustração. Há cenas de pessoas rindo – presumivelmente, dele - como eles sussurram e encaram. Ele se enfurece e começa a atirar coisas ao redor.
Willa, continuo a ver esta canção / vídeo com esta interpretação dupla em mente, essas linhas no segundo verso e na ponte da canção faz então muito sentido se ele está falando a esse segmento da sua audiência que mencionei anteriormente.
Willa: Oh, eu concordo, Joie. Você consegue imaginar colocando o seu coração e alma em um álbum, e depois ter críticos irritantes zombando de você por seus esforços? Basta imaginar o que sentiria. E isso é exatamente o que eu penso cada vez que ouço essa linha, "Você e seus amigos / estavam rindo de mim na cidade." Ele era um visionário: ele conhecia o valor de seu trabalho, ele sabia que estava à frente de seu tempo, e ele sabia que os críticos estavam errados. Mas, ainda assim, teve que ferroar - que trabalhar tão duro em algo e ter que ser tão terrivelmente incompreendido e subestimado. Mas ele também era muito bem informado sobre a história da arte e ele sabia que os críticos apreciariam seu trabalho algum dia. E isso é o que eu penso quando ouço as linhas, "Você não estará rindo, garota / Quando eu não estiver por perto." E isso provou ser verdadeiro. Podemos vê-lo acontecendo já. Agora que ele se foi, muitas pessoas estão descobrindo ou redescobrindo seu trabalho e começando a perceber o quão incrível e importante ele é.
Joie: Isso é tão verdadeiro! E não é incrível? Por que é que nunca apreciamos as boas coisas até que elas se vão e é tarde demais? Isso me faz pensar em algo que minha avó costumava dizer. Ela sempre dizia: “Dá-me as flores enquanto ainda estou aqui para apreciá-las.” E quando eu era jovem, eu não entendia isso. Mas agora que estou mais velha e perdi algumas pessoas que significavam muito para mim - ela inclusive -Entendo isso completamente. O que é a natureza humana que nos faz ter tanto para conceder? Mas voltando ao que você estava dizendo sobre colocar o seu coração e alma em um álbum somente para ter críticos zombando de seus esforços ... não, eu não posso sequer começar a imaginar como que deve se sentir. Quero dizer, eu acho que deve ser um ato enorme de coragem para se dedicar à sua arte – para trabalhar sobre ela e derramar a sua alma nela, como você disse - e, então, ser realmente corajoso o bastante para compartilhar com o mundo. Apenas escrever este blog com você foi um passo tão importante fora da minha zona de conforto, Willa. E você se lembra como eu estava
nervosa sobre isso!
Willa: Oh, eu também!
Joie: Não consigo imaginar fazer qualquer coisa na escala em que Michael a fazia.
Esse homem somente me surpreende cada vez que penso sobre sua vida e tudo o que ele realizou. Ele só confunde a minha mente.
Willa: Concordo, e acho que em Give in to Me, ele está lidando tanto com alegria como com a dor - de criar a arte que é testemunhado por milhões de pessoas que podem ou não compreendê-lo - ligando-o com toda a intensidade as emoções sentidas que cercam o desejo sexual. Mas eu não acho que isso é apenas uma metáfora para ele. Acho que ele realmente fez ver uma conexão entre a paixão artística e a paixão sexual. Em uma entrevista maravilhosa de 1982 com Gerri Hirshey, ele disse a ela:
"Estar no palco é mágico. Não há nada como ele. Você sente a energia de todo mundo que está lá fora. Você sente isso em todo o corpo. Quando as luzes batem em você, está tudo acabado, eu juro que é. "
Hirshey observa que, como ele fala: "Ele está sorrindo agora, sentado, tentando explicar a ausência de peso à terra vinculado." Sua mãe disse a Hirshey que jejuou e dançou durante horas todos os domingos ", um ritual semanal que deixava seu filho definido, suando, rindo e chorando.” Hirshey continua a escrever,
"É também um ritual muito parecido com as performances de Michael.... Não há nada experimental em seus giros no solo. Ele recobre sua estrutura longa e magra em patinador de rotação, sem benefício do gelo ou patins. Auxiliado pelo processo de queimar e piscar do corpo prateado, ele parece alterar a estrutura molecular à vontade, todos os ângulos do robô em um segundo e ondulantes curvas seguem.
Tão certo é o corpo que seus olhos estão frequentemente fechados, o rosto
virado para cima, para algum meditar invisível. O peito arfa. Ele ofega, esmurra e grita.
Ele tem sido conhecido por saltar do palco e subir o cordame. Em casa, no seu quarto, ele dança até cair.”
Em outra entrevista, ele falou sobre , quando ele está no palco e as luzes o atingem, ele só se sente elétrico – como se a eletricidade estivesse brincando com sua pele - e que é representado visualmente em Give in to Me. Especialmente perto do fim, vemos listras azuis das corridas de eletricidade através da superfície de seu corpo. É realmente erótica, a maneira como ele descreve a experiência de estar no palco, e eu acho que em Give in to Me, ele está tentando compartilhar esse sentimento com aqueles de nós que nunca executamos - como Hirshey colocou tão bem, ele está "tentando explicar leveza à terra vinculada ".
Joie: O que ele está tentando descrever em entrevista é a sensação de êxtase.
Willa: Exatamente. Ele está tentando expressar um sentimento inexplicável para aqueles de nós que nunca experimentamos. Vejo algo muito semelhante no início do infame documentário de Martin Bashir. Conheço muitas de pessoas que são moralmente contra de assistir ao documentário Bashir, e eu posso entender isso, mas se você quiser ver a parte da introdução, aqui está.
Cerca de 30 segundos há a referência à música "clássica" que Utravioletrae mencionou em um comentário intrigante na semana passada. Cerca de 3 minutos em que ele tenta explicar seu processo criativo para Bashir, que é ao mesmo tempo fascinante e frustrante. E então, cerca de onze minutos em que ele diz a Bashir: "Amo subir em árvores. Acho que é a minha coisa favorita. Guerra de balões de água e subir em árvores. Acho que essas duas são minhas favoritas.” Bashir imediatamente, faz sensacionalismo, é claro, dizendo:" Você não prefere fazer amor?" Michael Jackson apenas olha-o com aquele sorriso indulgente e muito pacientemente o explica que ele está falando sobre hobbies, não paixões. Como ele diz, subir em árvores é uma de suas coisas favoritas”, como minha diversão, passatempo. Não posso compará-lo a execução. Outras pessoas gostam de jogar futebol ou basquete. Eu gosto de subir em árvores. "
O que chama a minha atenção nesta conversa é que, para Bashir, a expressão máxima da paixão é “fazer amor”. Porém Michael conhece uma paixão que vai ainda além de "fazer amor." - A agonia e o êxtase de paixão criativa. É um tipo de paixão que Bashir jamais conhecerá, ele não compreende isto, e assim, ridicularizou-o. Mas eu olho para aquela cena e penso, wow, Michael Jackson experimentou intensas emoções que a maioria de nós não pode mesmo imaginar.
Joie: E você provavelmente está muito certo sobre isso, Willa. Ele experimentou coisas em sua vida – ambos, os altos e baixos - que a maioria de nós nunca será capaz de começar a compreender. E mais uma vez, ele só confunde a minha mente quando sento e penso sobre os acontecimentos de sua vida e sua incrível carreira.
E, é muito interessante - e também muito revelador - que, obviamente, equivale a fazer amor com desempenho. "Eu não posso compará-lo a execução", diz ele. Bashir está falando sobre sexo e, na mente de Michael, "fazer amor" equivale estar no palco. Para ele, essa é a única coisa que pode rivalizar com todas e intensas emoções vividas quando alcança uma paixão sexual. Isso é fascinante!
Mas voltando ao vídeo por um minuto, tenho a dizer que este sempre foi um dos meus favoritos curtas metragens. Eu amo quão escuro e intenso que se sente, e eu adoro todo o "concerto" criado e ver Michael interagir tanto com os fãs no meio da multidão e com os outros músicos no palco com ele. Você sabe, Michael mesmo disse que este vídeo foi todo filmado cerca de apenas duas horas, o que me choca. Quando ele estreou em sua famosa entrevista com Oprah, isso é que disseram sobre ele:
Oprah: Sexy.
Michael: Sim.
Oprah: Então, queremos saber como se começa em um pedaço de papel ... saciar meu desejo... e em que se transforma.
Michael: Bem, "Give In To Me", eu desejava escrever outra canção, você sabe, que foi um tanto excitante e divertido, e tinha uma margem de rock nisso. Sabe, como quando fiz "Beat It" e "Black or White". E Slash, que é um querido amigo meu... Eu o desejei para tocar guitarra [nela]. Reunimo-nos e fomos para a Alemanha e gravamos essa coisa em apenas duas horas. Tivemos pouco tempo para gravá-la. Queríamos que fosse excitante e fantástico aos fãs, sabe, como se fosse um concerto de rock e é assim que termina, nesse resultado.
Ele faz tudo soar tão natural, não é? Como, 'Oh qualquer um pode fazer isso! “Eu só me racho cada vez que leio isso”.
Willa: Ele realmente faz, embora quase sempre atenuasse as coisas em entrevistas, assim está completamente em seu caráter para dizer isso. Mas, mesmo assim, foi apenas o filme do concerto que eles conseguiram gravar em duas horas - e como você salientou anteriormente, há muito mais acontecendo neste vídeo do que apenas filmagens do show. Há todas aquelas fumegantes cenas, e então o modo como ele justapõe é tão interessante.
Joie: O vídeo foi dirigido por Andy Moharan e características não apenas de Slash, que na época ainda estava com N grupo de rock Guns 'Roses, mas também Gilby GNR Clarke que fez uma aparência não mencionada, bem como Teddy Andreadis, que era tecladista da turnê da GNR na época.
Portanto, as cenas do concerto realmente tem uma sensação de autenticidade para eles com todo o talento no palco e a excitação dos fãs gritando na multidão.
Willa: É verdade, ele faz, e essa intensa excitação é realmente importante para este vídeo, tanto experimentalmente e tematicamente. Ele quer que sintamos o que ele sente. Ele quer que experimentemos a intensidade da paixão artística que ele sente no palco, e ele cria essa intensidade no meio da multidão gritando, e as cenas sensuais de casais em uma paixão sexual, e os choques dos raios que jogam através da sua pele e sua voz incrível, e o modo como seu corpo se move, e, uau - eu posso entender porque este é um dos seus vídeos favoritos, Joie! Acho que preciso beber água – água gelada.
Joie: Mmm, está ficando quente aqui, não é?
Willa: É realmente! Mas eu quero voltar a essas cenas sensuais que você estava descrevendo anteriormente, Joie, e como esse casal está brigando. Eu nunca tinha realmente notado aquilo até que você mencionou e, em seguida, descreveu em detalhes, mas eu voltei e olhei, e você está certa, essas cenas são tão interessantes, especialmente a forma como ele ecoa no palco o que eles estão fazendo fora do palco.
No início, o rapaz está murmurando palavras tranquilizadoras para a sua namorada, tentando acalmar as coisas, enquanto Michael Jackson canta suavemente ao microfone:
Ela sempre o leva com um coração de pedra
Porque tudo o que ela faz é lança-lo de volta a mim
Passei a vida inteira procurando por alguém
Não tente me entender
Basta simplesmente fazer as coisas que digo
Então, quando a mulher dá um tapa no rosto do homem e começa a discutir com ele, a voz de Michael Jackson torna-se muito mais alta e mais áspera quando ele canta o refrão:
O amor é um sentimento
Dê-me quando eu quiser
Porque eu estou em chamas
Sacie meu desejo
Dê-me quando eu quiser
Fale comigo, mulher
Entregue-se a mim
Entregue-se a mim
Francamente, se alguém falasse comigo assim, me sentiria realmente ferida e talvez eu quisesse dar um tapa em seu rosto também. Eu na verdade nunca estapeei alguém antes, mas eu simplesmente poderia, se agissem assim! E em seguida, quando o homem esfrega o seu rosto estapeado, a voz de Michael Jackson, abranda e ele começa calmamente cantar o segundo verso, que você citou anteriormente:
Você sempre soube apenas como me fazer chorar
E nunca lhe perguntei o porquê
Parece que você ganha com seus chutes, desde que, me machucando.
Não tente me entender
Porque suas palavras não são suficientes
Então, ele está nos dizendo que isso não é apenas uma discussão exclusiva, mas um problema permanente - como ele canta: "Você sempre soube apenas, como me fazer chorar." E quando ele canta este verso, vemos o casal tentando para reconciliar, mas há uma grade de ferro entre eles. Há uma barreira que não conseguem atravessar, embora a agarrem e sacudam-na. Eles podem falar por ela, mas suas "palavras não são suficientes." Finalmente, o homem cambaleia para longe em frustração, apoia-se na grade, chuta-a. Nesse momento ele emudece - não há mais nada a dizer - e assim é Michael Jackson. A guitarra elétrica segue em um furioso solo, enquanto ele permanece em completo silêncio, girando e abraçando-se no palco.
É isto, quando as coisas ficam realmente interessantes, porque de repente as imagens da tela e as imagens fora da tela divergem. Até agora, o que está acontecendo no palco foi precisamente um paralelo do que está acontecendo fora do palco. Mas agora se bifurca. Fora do palco, o homem se reúne com sua namorada, tipo: ele está tentando beijá-la através da grade de ferro e eles estão fazendo o melhor deles, mas ambos parecem muito, muito frustrados e insatisfeitos. Mas no palco - oh meu Deus! Eu preciso de outro longo gole de água gelada porque Michael Jackson está, como, em clímax no palco: as guitarras estão indo a loucura, ele está em um frenesi dançante, eletricidade azul está escaldante por todo o corpo, pirotécnicas estão extravasando, o vapor está disparando ao seu redor, e sua voz está latejando, "Se entregue a mim, Se entregue a mim, Se entregue a mim.” Oh meu. Ele é intenso.
Joie: Uau. Isso foi ... ... Bom,Willa. Isso... Foi realmente...realmente... Bom!
Espero que tenha sido bom para você também!
Willa: Na verdade, estou me sentindo meio tonta. Não é de admirar que ele vendesse um bilhão de registros. Assim, parte de mim quer apenas se sentar com um agradável jarro de chá gelado e assistir a este vídeo várias e várias vezes – apenas fazer o que ele diz, "entregar-se" à experiência, e apenas me afundar nele e desfrutá-lo. Acredite em mim, não tenho problema com isso de modo algum!
Mas então, a minha maior parte inglesa quer descobrir o que isso significa, e parece que ele está dizendo que, embora a paixão sexual tenha seus limites, a paixão artística, não. Vivemos em um mundo imperfeito com relacionamentos imperfeitos, onde é muito difícil para as pessoas realmente se conectarem e compreenderem um ao outro, e nossas vidas sexuais refletem isso. As relações sexuais podem ser belas, estimulantes e nutritivas para o espírito, como se você estivesse mais perto da pessoa que você ama e que você jamais sonhou ser possível, mas também podem ser confusas, dolorosas e frustrantes, como se você estivesse tentando beijar a pessoa que você ama através de uma grade de ferro. Porém de muitas maneiras, a arte é uma versão aumentada da vida real. Então, artisticamente, você pode tirar essa frustração, sublimá-la, libertá-la através da arte, e descobrir uma paixão além do desejo sexual.
Joie: Bem, acho que concordo com você 100% nessa matéria. Acho que ele estava tentando compartilhar como se sente por ele - estar no palco - com o resto de nós meros mortais. Ele estava tentando explicar esse sentimento de êxtase que experimentava quando executava, e garoto, fez um grande trabalho dele! Você sabe, como eu disse, este sempre foi um dos meus vídeos favoritos, mas eu nunca poderia explicar o por que. Eu nunca sentei e dissequei como este antes. Agora que temos, sinto-me consumida e estou combatendo o desejo de abraçar. Jamais serei capaz de assistir a este vídeo da mesma forma novamente.
Fonte: dancingwiththeelephant.wordpress.com
Tradução: AnaMJ e Maíra / michael-iloveyoumore.blogspot.com.br/
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