Fonte: Danceheritage.org / MJJUnderground
Fundada em 1992, a Coalizão do Patrimônio de Dança é a única organização nacional sem fins lucrativos nos EUA dedicada a documentar, preservar e criar acesso a materiais que documentam o legado de dança da América. Desde 1999, a lista de “Tesouros Insubstituíveis da Dança” incluiu 100 bailarinos. Ninguém tinha sido adicionado à lista até esse mês e Michael Jackson foi um dos 12 novos homenageados.
Além do Rei do Pop, os homenageados incluem: Jacques d’Amboise, Jane Dudley, Garth Fagan, Frederic Franklin, Loie Fuller, Carmen de Lavallade, John Martin, Sophie Maslow, Daniel Nagrin, The Rockettes, and Maria Tallchief.
Eles foram nomeados por uma pesquisa nacional e votados em 2012. A intenção inicial era adicionar 10 novos tesouros para os 100 originais. No entanto, em homenagem ao ano de 2012, decidiu-se elevar o número para 12. Posteriormente, os candidatos foram confirmadas pela administração da Coalizão do Patrimônio de Dança. Os 12 homenageados são comemorados juntamente com a lista inicial dos 100 Tesouros da Dança em uma exposição on-line.
A lista de “Tesouros Insubstituíveis de Dança” engloba indivíduos, organizações e estilos de dança, e se destina a aumentar o interesse do público na magnificência e riqueza do património de dança da América, possibilitando a documentação e preservação para as futuras gerações.